A Abepolar apoia há décadas as ações na Ilha dos Arvoredos, em Guarujá

A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, foi premiada com o selo Green Key, tendo sido a primeira da América Latina a receber essa honraria. O local possui sistemas de aproveitamento de água limpa e recebe cerca de 115 visitantes diários durante a temporada.

O Brasil é um país com muita biodiversidade, sendo inclusive, eleito o maior em diversos estudos. Agora, mais uma atrasão turística pode gozar do prestígio de ser especial. A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, ganhou o selo Green Key. 

O selo é concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), organização não governamental com sede na Dinamarca. É um prêmio internacional concedido a estabelecimentos na área de turismo e lazer que demonstram comprometimento com práticas sustentáveis e responsáveis.

O local tem projetos para instalar as primeiras placas solares da América Latina. Essas iniciativas estão em andamento desde 1960. Com isso, a ilha tem a certificação global de excelência ambiental.

Situada a 1,5 km da Praia de Pernambuco, a ilha de 36 mil metros quadrados pode ser considerada um laboratório de ecologia a céu aberto. O certificado veio pela avaliação do projeto Mundo Sustentável, que promove visitas 100% monitoradas no local.

O Green Key é uma raridade para os locais do mundo. Apenas 97 pontos turísticos, já contando com Arvoredos, receberam a honraria. A ilha rompe a hegemonia da Europa e da Ásia, sendo a primeira também do Hemisfério Sul a entrar na lista. 

A ilha tem capacidade para armazenar até 2,5 milhões de litros de água doce. Antes do Brasil, tinham a certificação Green Key locais de Coreia do Sul, Alemanha, Turquia, Reino Unido, Grécia, Estônia, Finlândia, Dinamarca, Eslovênia, Bélgica e Holanda.

A Ilha dos Arvoredos foi uma concessão da Marinha ao engenheiro e ambientalista paulistano Fernando Eduardo Lee, entre as décadas de 1950 e 1960. Depois, criou a Fundação Fernando Eduardo Lee, para administrar a área. A fundação integra o comitê gestor ao lado do Inmar (Instituto Nova Maré).

A estrutura possui um sistema de retenção de impurezas e aproveitamento de água limpa. Em média, a ilha recebe diariamente 115 visitantes. Em momentos de temporada, o local chega a receber mais de 300 pessoas. 

A taxa para conhecer o local custa, em média, entre R$ 140 a R$ 220 por pessoa, de acordo com o modelo de visitação agendado. O valor continua o mesmo para épocas de fim de ano.

fonte: terra.com.br

Depoimento e agradecimento do Engenheiro Dervile Piotto ao amigo e mestre Randolpho Lobato.

A Ilha dos Arvoredos, carinhosamente conhecida como a Ilha Encantada está localizada em frente a Praia do Pernambuco em Guarujá, litoral de São Paulo e conquistou recentemente o selo GREEN KEY que é um prêmio de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico. O local é o primeiro, e até o momento, único atrativo turístico das Américas a ter certificação ambiental internacional. O local foi idealizado pelo Eng° Mecânico Fernando Eduardo Lee na década de 50. Ele projetou uma Ilha privativa autossustentável pensando no futuro. No espaço de 36 mil m², Lee instalou tecnologias a fim de garantir a preservação da Ilha e oferecer aos seus visitantes, acesso a história, ciência, cultura e lazer. A entrega oficial do selo, ocorreu no mês de março de 2024.
Tive a oportunidade de estar presente na entrega deste selo que ocorreu no auditório da UNAERP Universidade de Ribeirão Preto, unidade Guarujá, que hoje mantém a Fundação Fernando Lee.
Fui Eng° assistente de Fernando Lee nas décadas de 80 e meados de 90, durante 10 anos. Projetei uma caixa d’água na forma do foguete Saturno acoplado a Nave Apolo da NASA em escala reduzida, fabricada em fibra de vidro e ali foi instalado o primeiro painel fotovoltaico do Brasil, para movimentar uma bomba d’água. Quero agradecer ao meu grande amigo e mestre Lobato por ter me apresentado o saudoso amigo Fernando Lee , numa palestra por ele proferida na Escola Mackenzie e desta maneira, acompanhado o seu trabalho onde recebi um conhecimento fantástico e pude contribuir um pouquinho com o desenvolvimento de algumas tecnologias , sendo o Lema da Fundação Fernando Lee: ” Pesquisa em Benefício da Humanidade “. Depois dessa obra admirada por todos ele disse a sua esposa: “MARIA RISQUE DO DICIONÁRIO A PALAVRA IMPOSSIVEL!”.

Eng° Dervile Piotto.